Um porco-espinho foi resgatado em uma rua do Bairro Poncho Verde, em Primavera do Leste. Moradores da região registraram o animal andando assustado pelas ruas do bairro.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate. De acordo com a guarnição, o animal foi resgatado e solto em uma região de mata afastada da cidade, conhecida como 'Cidade Verde'.
A espécie
O porco-espinho normalmente tem o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa.
Quando algum animal tenta atacá-lo, leva consigo alguns espinhos, que já estes se encontram soltos, contrariando a crença de que o ouriço arremessa os espinhos.
Seus predadores naturais são os texugos, os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas. É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários.
No Brasil, há pelo menos oito espécies, de três gêneros diferentes. A espécie mais ameaçada é a Chaetomys subspinosus.
Ele se prende aos cipós, agarrado a até 15 metros de altura como uma estratégia de sobrevivência.
Se alimentam de frutas, raízes, vegetais cultivados e insetos. Eles procriam na primavera e no verão. Normalmente a prole é de quatro crias.
Deixe seu comentário