Primavera do Leste antes de sua emancipação era chamada de Bela Vista das Placas, Rodovia 070, Km 150, um Distrito pertencente ao município de Poxoréo, em 1981. A partir disso, Primavera começou a dar os primeiros passos em busca de sua independência política.
Seu Antônio de Mello, de 84 anos, um dos primeiros habitantes do município, conta que quando chegou na região só existia uma placa que dizia 'Futura Cidade de Primavera'. "Eu só via capim e considerava as terras daqui muito fracas, pois não tinham aquelas árvores grandes que tem no Sul", contou. Ele ainda relata que, "naquela época tínhamos que comprar tudo em Poxoréo, pois no Distrito só havia um boteco e uma venda".
O grande desafio era fazer brotar do chão a prosperidade que elevaria Primavera ao topo, como uma das economias agrícolas em destaque em todo o estado. "Naquela época eu tinha medo da terra não produzir, era difícil a produção para corrigir os terrenos. Eu trazia o calcário da cidade de Rio Branco do estado do Paraná", contou.
Ainda de acordo com o seu Antônio, atualmente os resultados são otimistas e a cidade desponta como a 8ª economia do estado de MT. "Tudo isso é fruto do desempenho dos produtores que antes era só cerrado, hoje seria coberto por tapetes de soja, milho e algodão, além de toda pecuária", finalizou.
Em 13 de maio de 1986, o governador do Estado de Mato Grosso, Júlio Campos, assinou a Lei estadual n°. 5.014, que outorgava ao distrito, a categoria de Município de Primavera do Leste, com uma área de 5.664 Km².
Deixe seu comentário