Os pequenos produtores familiares do estado já estão recebendo pela participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo. Em parceria com vários estados, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) paga aos produtores, por meio de cartão bancário, pelas produções de hortaliças, verduras, legumes, frutas e grãos.
O programa beneficia os pequenos produtores, que podem vender suas safras por preços compatíveis aos do mercado e não precisam participar de licitações para tal. O motivo? Os alimentos comprados são distribuídos a entidades beneficentes, escolas, hospitais e centros de assistência social.
Para participar do programa, é preciso que o produtor esteja cadastrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Já foram distribuídas cerca de 800 toneladas de alimentos com a iniciativa, que distribuiu R$ 143 mil a produtores rurais de 35 municípios só neste mês.
O valor é apenas uma parte do investimento de R$ 3,7 milhões que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassará ao estado do Mato Grosso. Os valores serão repassados conforme a entrega dos alimentos por parte dos produtores.
No total, 89 entidades já foram beneficiadas com os alimentos, que são repassados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Deixe seu comentário