Enquanto 112 dos 5.570 municípios não possuem biblioteca pública ou comunitária, de acordo com o Ministério da Cultura, a cidade conta com 10 espaços para leitura: Biblioteca para Crianças Grandes e Pequenas Carlos Drummond de Andrade, Biblioteca Modelo e sete contêineres.
A Biblioteca Modelo possui enorme acervo, espaço amplo e inúmeros locais de convivência, funcionando como um organismo vivo, incutindo a permanência das pessoas no espaço. Já possui um atendimento diário de 60 a 80 pessoas.
“No início achavam que se se tratava de um lugar privado, onde deviam parar para entrarem”, salienta o Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Wanderson Lana. A Biblioteca Modelo está localizada na Avenida Califórnia, no Primavera III.
A Biblioteca para crianças grandes e pequenas Carlos Drummond de Andrade recebeu uma enorme reforma e hoje se tornou um lugar bonito e acessível para toda a população.
Biblioteca democratiza a educação
A gestão é completamente dedicada à prática que alia educação, cultura e desenvolvimento social. “Construir uma biblioteca é pensar no futuro das nossas crianças”, exalta o prefeito Leonardo Bortolin.
“Os livros são como tijolos, eles edificam o nosso conhecimento”, complementa o vice-prefeito Ademir Goes. A Biblioteca Infantil está localizada na Praça da Matriz, no centro da cidade.
Para o bibliotecário José Carlos Araújo, as Bibliotecas Públicas são espaços físicos importantes na democratização do acesso à educação e à cultura.
“São equipamentos culturais fundamentais para o desenvolvimento intelectual da comunidade a qual está inserida, que devem existir em quantidade e qualidade para toda a população de um modo geral. E é isso que estamos construindo em Primavera do Leste.”
Projeto Biblioteca Container
Atualmente são 7 bibliotecas contêineres em funcionamento nos seguintes locais: Lagoa Vô Pedro Viana, Vila União, Praça Osmar Bonafé, Bairro Tuiuiú, Bairro Castelândia e Praça da Juventude no Bairro São José, Bairro Parque Eldorado.
“O projeto Biblioteca Container é uma ação de fomento ao livro, leitura e literatura que busca descentralizar para garantia de acesso o investimento em equipamentos públicos impactando na qualidade de vida nas mais diversas comunidades do município”, relata Lana.
Com novos livros a cada nova visita, a biblioteca container se une ao espaço e garante uma opção de fomento à leitura e literatura para as crianças que ali se encontram, permitindo um consumo responsável e democrático de literatura gratuita e cidadã, além de proporcionar um ambiente agradável para a comunidade.
A cada 1.500 livros doados é inaugurada uma nova.
Escolhas dos bairros
De acordo com Lana, cada container tem um motivo para ser escolhido, por exemplo, a praça da Juventude, no Bairro São José, é onde atua o projeto CREJU, voltado para o combate da vulnerabilidade social de crianças e jovens dos bairros São José, Parque Gnoato, novo Poxoréu, Feliz Natal, Jardim Milano, Cohab Tancredo Neves e Jardim Progresso.
Já a biblioteca da Praça Leonardo Werner foi inaugurada estrategicamente junto com a revitalização do espaço, que conta com praça infantil, complexo esportivo e pista de caminhada. O destino dela se dá pelo aproveitamento do costume da população do bairro em passar seus finais de tarde e fins de semana com família e amigos no local.
Biblioteca Delivery
Para quem tem dificuldade para ir às bibliotecas que a SECULT espalhou pela cidade, foi criada a Biblioteca Delivery, um serviço que leva o livro até a casa do leitor, toda semana. Para acompanhar os catálogos lançados semanalmente é só seguir a página da @seculpva no instagram e/ou no facebook.
Deixe seu comentário